USANDO O CLIENTE WEB

Quando nos conectamos no Cliente Web, visualizamos a tela inicial completa, semelhante ao mostrado abaixo. A visão muda conforme o tema da interface do usuário que estivermos utilizando. Esta é a visualização do E-mail.

Descrição da página do Cliente Web

Abas de Aplicação: As aplicações disponíveis para seu acesso estão ao topo da tela. Clique na aba para abrir a aplicação. À direita das abas estão os links Ajuda e Sair.

Barra de Ferramentas: Mostra ações disponíveis para a aplicação que estamos utilizando no momento. Neste exemplo, é exibida a barra de ferramentas da aplicação E-mail.

Campo de Busca: Pode digitar uma palavra no campo de busca para realizar uma busca rápida na Caixa de Entrada.

Painel Geral: Exibe as pastas necessárias para a aplicação que estivermos utilizando. Quando estivermos na aplicação E-mail, o Painel geral exibe pastas de sistema (Caixa de Entrada, Bate Papos, Enviados, Rascunhos, Spam e Lixeira), assim como qualquer pasta que tivermos criado, buscas salvas, marcadores criados e Zimlets que podem ter sido disponibilizados em sua caixa de e-mails.

Mini Agenda: É exibida abaixo do Painel geral.

Painel de Conteúdo: O conteúdo desta área muda dependendo da aplicação que estiver em uso.

Todas as mensagens ou conversações são exibidas em sua Caixa de entrada.

USANDO PASTAS DE SISTEMA DO EMAIL

As pastas de sistema são Caixa de Entrada, Bate Papos, Enviadas, Rascunhos, Spam e Lixeira.

Não podemos mover, renomear ou apagar estas pastas. As pastas de sistema são sempre exibidas ao topo de sua lista de pastas, seguidas por quaisquer pastas que criarmos.

Caixa de Entrada: Novos e-mails chegam em sua caixa de entrada. Por padrão, sua Caixa de Entrada é exibida assim que efetuarmos login.

Bate Papos: Sistema de troca de mensagens instantâneas em tempo real.

Enviadas: Uma cópia de cada mensagem que enviarmos é salvo em sua pasta Enviado.

Rascunhos: As mensagens que tivermos composto, mas não tivermos enviado, podem ser salvas na pasta Rascunhos. Se abrirmos uma mensagem que esteja na pasta Rascunhos, ela será aberta na tela de composição da mensagem.

Spam: As mensagens que o sistema AntiSpam identifica como possível lixo eletrônico são movidas para a pasta Spam. Pode revisar estas mensagens e também movê-las ou apagá-las. Se não apagá-las, elas serão excluídas permanentemente após o período especificado pelo seu administrador.

Lixeira: Os itens apagados estão localizados na pasta Lixeira e lá permanecem até que você a esvazie manualmente ou até que a pasta seja esvaziada automaticamente.

SALVANDO SEU TRABALHO

Nem sempre é possível ao Cliente Web detectar quando você fez alguma coisa que pudesse querer salvar.

No ufbam@il, as seguintes regras são aplicadas:

  • Se estivermos no meio da composição de uma mensagem de e-mail e clicarmos em outra parte da janela, sua mensagem será salva. Podemos encontrar sua mensagem posteriormente na pasta Rascunhos.
  • Se usarmos o botão Voltar de seu navegador (ao invés do botão Sair de seu Cliente Web), ou se usarmos a mesma janela para navegarmos em outro site, não será induzido a salvar seu trabalho.

CONFIGURANDO SUAS PREFERÊNCIAS

Suas preferências padrões são configuradas quando sua conta é criada. Estas opções definem como sua caixa de e alterar estas configurações na aba Preferências.


CONFIGURANDO SUA IDENTIDADE DE E-MAIL

Uma Identidade de E-mail é o nome e o endereço de e-mail usado em sua correspondência de e-mail. Ter múltiplas identidades de e-mail pode ajuda-lo a gerenciar diferentes papéis em seu trabalho e sua vida pessoal de uma única conta de e-mail.

Se configurarmos sua conta de e-mail para receber e-mails de outras contas, podemos configurar identidades de e-mail para ter certeza que sua resposta será enviada para o e-mail correto.

Cada Identidade de E-mail tem um “Responder para” e um endereço de e-mail.

Também podemos configurar seu Cliente Web para usar uma identidade específica quando for responder a uma mensagem enviada para um dos contatos da sua lista de endereços ou quando for responder uma mensagem em uma pasta nomeada.

ACESSANDO O ASSISTENTE DE AJUDA ON-LINE

Podemos acessar a Ajuda para obter informações enquanto estivermos trabalhando no Cliente Web. A Ajuda está localizada no canto superior direito do Cliente Web, próximo de Sair.


STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Uma nova experiência de uso

Contatos: 3283-6100 | sti@ufba.br